Junho é mês de alerta sobre coçar os olhos

Coçar os olhos não é um ato inofensivo e pode prejudicar bastante a sua visão. Por essa razão, entidades da área de medicina oftalmológica lançaram a campanha Junho Violeta (Violet June).

A iniciativa visa à prevenção do ceratocone, doença caracterizada pelo encurvamento e afinamento progressivos da córnea, que tem como um dos fatores associados o hábito frequente de coçar ou esfregar os olhos.

Daí  slogan da campanha: “Esfregar ou coçar os olhos prejudica a visão”, que é um alerta claro de que essa prática pode ter impactos sobre a saúde ocular, indicando que evitá-la é a melhor forma de prevenção ao ceratocone.

O ceratocone é uma doença congênita, ou seja, a pessoa já nasce com a predisposição a desenvolvê-la. O problema acomete entre 0,5% e 3% da população mundial e pode levar ao desenvolvimento de altos graus de astigmatismo e miopia, comprometendo a visão.

Como a alergia ocular é muito frequente em nosso meio, com consequente coceira nos olhos, o alerta da campanha se torna ainda mais importante, já que o ato de coçá-los com frequência está diretamente ligado à progressão do ceratocone.

Por este motivo, a campanha Junho Violeta é extremamente importante para disseminar o conhecimento e incentivar uma postura de atenção da população com a saúde ocular. O entendimento é de que educar as pessoas para que procurem auxílio médico não só quando o problema vem à tona é essencial para garantir a boa visão.

Coçar os olhos também pode levar a conjuntivites virais e bacterianas, além de ser uma forma para se contaminar com a Covid-19, o que reforça a importância de mudar velhos hábitos.

Mudar a cultura e o comportamento dos pacientes e seus familiares, reduzindo a incidência da doença ou pelo menos impedindo seu agravamento e permitindo a tomada de decisões conscientes quanto às cirurgias são outros objetivos da iniciativa.

A campanha, criada em 2018, é apoiada pela CBO (Conselho Brasileiro de Oftalmologia). Dados da entidade indicam que o número de casos da doença é de 4 a 600 para cada grupo de 100.000 indivíduos.

Passe adiante as informações sobre o ceratocone e sua prevenção. Como sustenta o CBO, todos nós temos um papel importante na luta em prol da saúde ocular.

Abraço,

Marcelo Creppe

CRM 82218-SP / RQE 41042 / CBO 104.343

Related Posts

Deixe uma resposta