O Dia Mundial da Leitura é celebrado em 23 de abril, data que marca o aniversário de morte do grande autor inglês William Shakespeare e do espanhol Miguel de Cervantes.

A data foi instituída para incentivar a leitura, cujos benefícios incluem: a ampliação de repertório de palavras, conteúdo e conexões cerebrais e o estímulo ao senso crítico, à técnica da escrita e da criatividade.

Em tempos de Covid-19, muitos já estão saturados de maratonas de séries de TV, e uma excelente opção é a invenção que enriqueceu o mundo, o livro. Além de aumentar o conhecimento, ler é uma excelente maneira de passar o tempo. Quem já está acostumado sabe como é prazeroso ler um bom livro.

Fique tranquilo que ler não estraga a visão, mas alguns cuidados devem ser tomados:

  • Evite ler com pouca luminosidade, pois isto torna mais desconfortável o ato de ler, mas não vai fazer surgir ou piorar o grau dos óculos, apenas vai ocorrer a fadiga, ou seja, sensação de cansaço dos olhos, já que é preciso força-los mais para enxergar com pouco tempo de leitura. A luminosidade adequada determina sensação de conforto ao ler.
  • Não permaneça muito tempo com o foco de visão em um mesmo objeto próximo, faça pequenas pausas durante a leitura.
  • Mantenha o livro a aproximadamente 40 cm de distância dos olhos, o objeto de leitura deve ficar sempre abaixo dos olhos.
  • Evite deitar-se na cama e colocar o livro acima dos olhos.
  • Caso necessite de óculos, use!

Boa leitura, amigos! Lembrando que, caso necessitem, estamos atendendo de acordo com a normas estabelecidas pelas autoridades de saúde no horário habitual.

Abraço a todos!!!

Marcelo Creppe

Oftalmologista 

CRM 82218-SP / RQE 41042 / CBO 104.343