Em período de férias escolares e feriados prolongados, como o Carnaval, dois cuidados exigem atenção para se evitar acidentes automobilísticos: a manutenção do veículo e a atenção à saúde ocular.

No Brasil, muitos motoristas somente fazem a medida de sua acuidade visual quando vão renovar a carteira de habilitação, na maioria das vezes apenas querendo ser aprovados no exame de carta.

Esse exame é uma perícia médica e não uma consulta que visa detectar e tratar doenças. É realizado conforme o Código de Trânsito Brasileiro (CTB) em até cinco anos para pessoas de até 65 anos. Após esta idade, deve ser feito a cada um a três anos.

Neste longo período entre uma perícia e outra, podem ocorrer mudanças na visão e também o surgimento de doenças, algumas até irreversíveis. Por essa razão, fique atento: é imprescindível a avaliação anual da saúde como um todo, o que inclui a saúde dos olhos.

Enxergar bem para quem dirige é importante para evitar sérios problemas no trânsito, como ultrapassagens perigosas, e perceber a distância dos veículos e pedestres de forma precisa.

Durante o dia, óculos escuros ajudam a evitar o excesso de claridade, mas, se forem muito escuros e com grau incorreto para o usuário, podem diminuir a acuidade visual e percepção de contraste.

O ideal é usar óculos escuros com o mesmo grau que o motorista já usa nos seus óculos habituais. Isto vale para quem utiliza as lentes fotossensíveis, que não escurecem muito dentro do veiculo devido à proteção que existe nos vidros do automóvel.

Os cuidados com a visão se estendem ao período noturno. Ao dirigir à noite, os reflexos dos faróis de outros carros e da iluminação pública podem atrapalhar a direção. Óculos com o grau correto e sem riscos ajudam a minimizar esses efeitos. Existem lentes com filtros amarelos que ajudam a ter segurança e conforto na direção noturna, mas sempre com atenção ao grau necessário para cada caso.

A visão é tão importante ao volante que os poucos segundos entre tirar o olho da via para ver alguma informação no celular e voltar o olhar para a estrada podem representar um acidente fatal. Nunca, jamais, em hipótese alguma, use o celular enquanto dirige. Tenha educação e consciência no trânsito.

Quem tem visão em apenas um olho, a chamada visão monocular, pode dirigir, porém somente veículos das categorias “A” (moto) e “B” (carro), e não pode conduzir caminhões, ônibus e carretas. E pra quem tem visão monocular, segue uma sugestão: proteja o seu único olho bom.

Espero ter ajudado!!

Abraços,

Marcelo Creppe – Oftalmologista
CRM 82218-SP / RQE 41042 / CBO 104.343

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