Proteger as pálpebras é cuidar da saúde dos olhos

Quando envelhecemos, o nosso corpo sofre muitas mudanças. O processo de envelhecimento tem relação com o estilo e hábitos de vida, fatores genéticos, tipo de profissão, clima onde moramos e presença de doenças crônicas. O nosso rosto e, em particular, nossa região periocular vão demonstrar mais ou menos o efeito desses fatores citados, podendo ocasionar diversos problemas.

Se você quiser envelhecer mais devagar e aparentar menos idade do que tem, não fume, evite se expor ao sol, use e abuse do protetor solar e proteções como óculos solares, chapéus e bonés, procure dormir bem, ter boa alimentação e se exercitar.

As mudanças hormonais também contribuem bastante para a alteração em nossa pele da região periocular e as mulheres são mais afetadas por esses problemas, principalmente com chegada do climatério. Desse modo cuide-se e faça consultas regulares com seu ginecologista.

Quanto à genética, costumo brincar dizendo que a herança de fazendas e grandes fortunas são muito raras, mas as heranças genéticas de doenças e tipos e características pessoais, essas, infelizmente, são frequentes.

Algumas famílias têm as pálpebras com excesso de pele, tornando um aspecto caído, além da genética, está associada ao excesso de sol, envelhecimento, tabagismo, cirurgia bariátrica prévia ou grande perda de peso, doenças musculares.

Essa condição pode originar fadiga visual, diminuição do campo visual, dores de cabeça frequentes. Em alguns casos pode ser indicada a cirurgia de correção do excesso de pele.

Independentemente da idade, as pálpebras podem apresentar pequenas caspas nos cílios, a blefarite, que causa irritação, ardor e queimação nos olhos, assim como a ocorrência mais frequente de terçóis.

Na maioria dos casos, a higiene local com água e auxílio de uma gaze para a limpeza e remoção dessas caspinhas já são suficientes. Pode-se utilizar colírios lubrificantes para a diminuição dos sintomas. A blefarite não tem cura, mas tem controle pois é uma característica da pessoa (genética).

O assunto é extenso, mas espero ter ajudado!!

Abraço,

Marcelo Creppe

Médico oftalmologista

CRM 82218-SP / RQE 41042 / CBO 104.343

Related Posts

Deixe uma resposta

×