HIPERTENSÃO ARTERIAL AFETA SAÚDE OCULAR

Você sabia que a hipertensão arterial pode afetar a sua visão?

A hipertensão arterial sistêmica, ou “pressão alta no corpo”, é uma doença muito comum. Estima-se que o problema afete cerca de 30 milhões de brasileiros, segundo o Ministério da Saúde, impactando sobre a saúde do cérebro, coração, rins e também os olhos.

Mas não confunda hipertensão arterial com a pressão alta nos olhos, ou glaucoma, resultante de pressão intraocular alta.

A hipertensão arterial é um problema crônico, muitas vezes silencioso, ou seja, sem sintomas. Não tem cura, mas tem controle, em alguns casos com alimentação adequada, exercícios físicos ou, em outros, o uso de medicamentos.

Quando é controlada adequadamente, não há problemas, mas se não for tratada, a hipertensão arterial pode afetar todo o corpo.

No caso dos olhos, a hipertensão descontrolada gera alterações nos microvasos da retina, o único local onde podemos observar a microcirculação arterial e venosa em nosso corpo.

Alterações iniciais desses vasos podem ser detectadas em um simples exame de fundo de olho no consultório. Essas mudanças indicam se a hipertensão está bem controlada ou não.

Em alguns casos, observamos alterações nos vasos da retina, que chamamos de retinopatia hipertensiva, e muitas vezes o paciente nem sabia que tinha essa doença, exatamente porque pode ser silenciosa.

A hipertensão, muitas vezes, também pode levar a sérios problemas, como acidente vascular cerebral (AVC), enfartes cardíacos e mesmo derrames oculares por não ter sido diagnosticada e tratada precocemente.

O tratamento correto da hipertensão é a principal forma de prevenção. Por isso, é importante consultar um oftalmologista e um cardiologista anualmente, e também cultivar hábitos de vida saudáveis.

 

Abraços a todos!

Marcelo Creppe

 

Marcelo Creppe – Oftalmologista

CRM 82218-SP / RQE 41042 / CBO 104.343

Deixe uma resposta