Conheça os tipos de catarata e tratamento

Catarata é a perda da transparência de uma lente que possuímos dentro do olho, o cristalino, que tem esse nome por ser transparente. Existem vários tipos de catarata, desde aqueles presentes ao nascimento (congênitas) as causadas por doenças (diabetes, por exemplo), medicamentos, infecções ou traumas e a causada pelo envelhecimento, que é a mais comum.

A catarata geralmente aumenta de forma progressiva, um pouquinho por ano, e a pessoa muitas vezes nem percebe que não enxerga o suficiente ou que as cores estão sempre em um tom esfumaçado ou borrado. Muitos tentam limpar os óculos achando que são eles os responsáveis pela baixa visão. Ocorre que, em casos em que ela não é tratada, pode levar à cegueira, que é reversível, através da cirurgia de catarata.

Atualmente o único tratamento para a catarata é a cirurgia. Neste procedimento, retiramos o cristalino opaco e colocamos uma lente intraocular artificial no lugar da lente natural removida. Normalmente utilizamos a anestesia por colírios (tópica) associada a uma sedação do paciente realizada pelo médico anestesista. O paciente é operado e tem alta no mesmo dia.

A recuperação vai depender de cada paciente. Cada pessoa tem um tipo de catarata e um tipo de olho, mas, em geral, após uma semana, a maioria dos pacientes já consegue voltar, aos poucos, às suas atividades diárias e, ao final de 30-45 dias, estão com os olhos bem recuperados da cirurgia.

Com existe a troca de uma lente opaca por outra artificial é possível corrigir boa parte do grau dos óculos com a cirurgia de catarata.

Abraço,  

Marcelo Creppe 

Marcelo Creppe – Oftalmologista  

CRM 82218-SP / RQE 41042 / CBO 104.343 

Deixe uma resposta