Avanço da idade pode exigir correção da visão

Todos os humanos ao se aproximarem dos 40 anos de idade vão se queixar de dificuldade em enxergar para perto. Aqueles que nunca usaram óculos na vida, vão começar a afastar os objetos dos olhos e precisar de ambientes bem iluminados para enxergar de perto com nitidez e os míopes vão começar a tirar os óculos para poder enxergar de perto.
Isto é um processo de amadurecimento dos olhos chamado presbiopia, também popularmente conhecido como vista cansada. Ao notar algum desses sintomas, é importante consultar um médico oftalmologista.
Os óculos para corrigir miopia, hipermetropia ou astigmatismo não são capazes de corrigir esse novo problema, que surge por volta dos 40 anos de idade.
A correção da presbiopia pode ser feita com cirurgia, lentes de contato ou óculos (apenas para perto ou multifocais).
Com o aumento de nossa dependência das telas dos celulares, tablets e computadores surgiu mais uma necessidade: a visão a meia distância. A melhor opção de correção depende de cada caso e deve ser discutida com seu médico oftalmologista.
Para aqueles que já utilizavam correção para longe, se adaptar a nova fase é mais fácil, para quem nunca usou óculos, precisar deles para ler ou enxergar melhor objetos de perto é uma grande novidade. Nestes casos, é muito comum empregar uma solução apenas para a leitura ou apenas para o computador (meia distância).
Nos exames realizados no consultório do oftalmologista será determinado o grau e feita a avaliação das necessidades visuais de cada pessoa e indicada a melhor correção (cirurgia, lentes de contato ou óculos).
Além disso, sempre que se inicia um novo tipo de correção visual, é necessário um tempo para que o cérebro se adapte à nova forma como os olhos estão captando as imagens. Converse com seu médico oftalmologista para demais orientações nessa nova fase de adaptação da visão.

Abraço,
Marcelo Creppe

Médico Oftalmologista
CRM 82218-SP / RQE 41042 / CBO 104.343

Deixe uma resposta