Veja doenças oculares que podem ser checadas em consulta

Antigamente era comum as pessoas procurarem ajuda médica para tratar problemas manifestos. Com o aumento da escolaridade, da informação e A facilidade no acesso a consultas e exames médicos, a prevenção vem se tornando hábito para um número cada vez maior de pessoas.

E essa realidade tem se mostrado bastante positiva na área da oftalmologia, em razão do fato de que as doenças que afetam os olhos podem apresentar sintomas ou serem silenciosas até estágios avançados, muitas vezes levando à perda da visão ou até mesmo da vida, no caso de tumores oculares.

Os problemas oculares podem ser provocados por motivos diversos, desde causas genéticas, doenças infecciosas, inflamatórias até a hábitos e estilos de vida.

Segundo dados da Organização Mundial da Saúde (OMS), atualmente cerca de 285 milhões de pessoas estão visualmente prejudicadas no mundo, dos quais entre 60% e 80% dos casos podem ser evitados e tratados. Nesse sentido, o diagnóstico precoce de problemas oculares é muito importante, sendo recomendadas as visitas regulares ao oftalmologista, em todas as idades.

As principais doenças oculares, responsáveis pela maior parte dos atendimentos feitos pelos médicos oftalmologistas são:

Necessidade de uso de óculos.

Catarata.

Glaucoma.

Alterações secundárias a doenças sistêmicas, como diabetes.

Uso de medicamentos (cloroquina, amiodarona…).

Conjuntivites (alérgicas, bacterianas ou virais).

Degeneração macular relacionada à idade.

Traumas e acidentes oculares.

Embora algumas doenças oftalmológicas possas ser silenciosas (sem sintomas), os sintomas mais comuns são:

Visão embaçada.

Fotofobia

Olhos vermelhos

Lacrimejamento

Dores de cabeça

Visão dupla.

Faça consultas regulares com seu médico oftalmologista, que em sua formação possui 6 anos exigidos pelo curso de medicina associados a, no mínimo, mais três anos de especialização em oftalmologia, totalizando 9 anos de formação superior para o diagnóstico precoce e correto das doenças oculares. 

Espero ter ajudado!

Abraços,

Marcelo Creppe

Médico oftalmologista

CRM 82218-SP / RQE 41042 / CBO 104.343

Related Posts

Deixe uma resposta

×