Nistagmo é um movimento rápido e involuntário dos olhos, resultando em redução da acuidade visual de graus variados, a depender do tipo de movimentação (mais ou menos rápidos), podendo ocorrer em várias direções: nistagmo vertical, horizontal e rotatório.
Ele pode ser congênito (quando nascemos com essa condição, ou que se manifeste antes dos 6 meses de idade) ou adquirido (relacionado a doenças).
A criança portadora de nistagmo congênito pode apresentar visão normal ou quase normal, mas com o controle motor cerebral da estabilidade ocular prejudicado (nistagmo congênito motor).
A criança portadora de nistagmo também pode apresentar diminuição da visão de intensidade moderada a grave em ambos os olhos, nesse caso o problema está associado a alterações como catarata congênita, má formação do nervo óptico, erro refrativo grave, entre outros (nistagmo sensorial).
O nistagmo adquirido pode ocorrer a qualquer momento a partir dos 6 meses de idade, associado a doenças neurológicas, como acidente vascular cerebral (causa mais comum em idosos com nistagmo adquirido), efeitos colaterais de medicamentos, traumas, anormalidades oftalmológicas, doenças da orelha interna (vestibular), distúrbios metabólicos, entre outros.
Todas as crianças e adultos com um quadro novo de nistagmo devem ser avaliados por um oftalmologista e neurologista para determinar se existe alguma causa associada. Existe uma subespecialidade da oftalmologia, a neuro-oftalmologia, que trata das manifestações oculares relacionadas a problemas do sistema nervoso central e que afetam o nervo óptico, que vai instituir o tratamento, que depende de caso a caso.
Espero ter ajudado!!
Abraço,
Marcelo Creppe
Médico oftalmologista
CRM 82218-SP I RQE 41042 I CBO 104.343