Os impactos do acidente vascular cerebral nos olhos

Olá, você já ouviu falar sobre acidente vascular cerebral, o AVC? Este é um evento bastante sério e pode ser prevenido!

Pessoas diabéticas e hipertensas estão sempre entre os principais integrantes do grupo de risco de AVC, problema que pode ser diagnosticado também pelo médico oftalmologista.

Explico como isso é feito: em toda consulta oftalmológica é realizado pelo médico oftalmologista o exame de fundoscopia, também chamado de exame da retina, local onde as alterações de fundo de olho acontecem de maneira lenta e progressiva, sem afetar bruscamente a acuidade visual, como alterações relacionadas a hipertensão arterial ou diabetes com controle inadequado.

Assim, avaliando a retina, que é o único local do corpo onde podemos visualizar diretamente as vênulas e arteríolas com perfeição e em pleno funcionamento, temos a oportunidade de fazer o diagnóstico ou suspeita do quadro e realizar o encaminhamento do paciente para o cardiologista e/ou endocrinologista para tratar uma hipertensão ou diabetes muitas vezes desconhecidas pelo paciente.

Quando ocorre o AVC, o trajeto da visão até o local do cérebro onde a visão é formada pode ser prejudicado, causando a perda de parte ou toda a visão. No desenho a seguir, podemos ter uma ideia melhor de como a visão é levada para sua formação no cérebro:

O AVC é um evento bastante sério e que deixa sequelas.

Previna-se, pois aproximadamente 80% dos casos de AVC poderiam ser evitados através do controle de fatores de risco e mudanças nos hábitos de vida, como controle da hipertensão arterial e diabetes, controle dos níveis de colesterol, redução de peso, prática regular de exercícios físicos, não fumar.

É muito importante também manter um acompanhamento médico regular e realizar exames de acordo com cada caso.

Espero ter ajudado!!

Abraços,

Marcelo Creppe

Médico Oftalmologista

CRM 82218-SP / RQE 41042 / CBO 104.343

Related Posts

Deixe uma resposta

×