Carnaval: diversão para muitos, tempo de preocupação para os médicos. O motivo é o grande número de foliões que, por não tomarem os cuidados oculares necessários, acabam encerrando o feriado prolongado antes da hora.
Vários casos de antecipação da folia são motivados pelo uso indevido de lentes de contato. Se você é usuário de lentes de contato e sente os olhos irritados, remova-as somente após lavar as mãos. Se você não é usuário, fuja das lentes coloridas com o objetivo de mudar o visual. Esse tipo de produto deve se adaptado por oftalmologistas e não é todo mundo que pode usa-las.
Outro cuidado envolve evitar tocar na área dos olhos. Este é um dos modos de transmissão das conjuntivites. Esse tipo de inflamação também pode ocorrer após aglomerações, principalmente em locais fechados, uso de sprays de espuma e empréstimo de maquiagens e óculos.
As conjuntivites são caracterizadas por olhos irritados, vermelhidão, secreção ou sensação de areia. Caso apresente algum desses sinais, não se automedique. Você pode ter adquirido uma conjuntivite viral, ou mesmo bacteriana, e precisará de tratamento especializado. Procure um oftalmologista.
A conjuntivite, pois as aglomerações, principalmente em ambientes fechados, favorecem a proliferação de vírus. Sprays de espuma e empréstimos de maquiagens e óculos também podem aumentar o risco de contaminação nos olhos por agentes biológicos e químicos, causando blefarite, terçol, e alergias.
Outro cuidado é evitar o consumo exagerado de bebidas alcoólicas, que favorecem brigas com traumas na região dos olhos (socos) e os acidentes automobilísticos, que podem inclusive causar a perda do olho.
Bom carnaval, com moderação e responsabilidade!
Abraço,
Marcelo Creppe – Oftalmologista
CRM 82218-SP / RQE 41042 / CBO 104.343