As férias de inverno chegaram e, com elas, alegria, diversão, bagunça e… atenção redobrada.
Se, de um lado, existe a preocupação de muitas horas em frente a tablets, celulares ou vídeo games, o que não é muito saudável para os olhos (leia aqui). Por outro, criança em casa também é sinônimo de artes e travessuras próprias da idade, o que reforça a necessidade de lembrar que acidentes domésticos são importante causa de cegueira.
Como as crianças são ativas e criativas, nossa supervisão deve ser redobrada. A prevenção deve apoiar-se em nossa imaginação, antevendo possíveis perigos. Vale a pena lembrar que cada lar tem suas armadilhas particulares, apenas esperando a travessura “certa” para causar dano à saúde de nossos filhos.
Exemplo disso são os fogos de artifício, importante causa de acidentes graves. Uma bombinha em um vidro é suficiente para causar um estrago imenso. Um lápis apontado e um descuido pode significar uma perfuração ocular (isso vale para qualquer objeto pontiagudo). Plantas e suas pontas ou seivas também podem causar sérios danos. Animais domésticos, por mais mansos e acostumados com crianças, também exigem atenção, um esbarrão dos dentes ou garras na região dos olhos já é suficiente para um sério problema. Uma escalada em um móvel que tomba, ou utilizando a tampa do forno do fogão…
O fato é que acidentes domésticos são muito comuns e acontecem todos os dias. Por isso, todo cuidado é pouco e ser sensível a esse tema é fundamental para darmos o primeiro passo e protegermos aqueles que nós tanto amamos, prestando a atenção em detalhes para evitar que esses acidentes continuem a acontecer.
E, em caso de acidente ocular, procure imediatamente um serviço de emergência oftalmológica.
Abraço e boas férias!!
Marcelo Creppe
Marcelo Creppe – Oftalmologista
CRM 82218-SP / RQE 41042 / CBO 104.343