Prevenção é chave para cuidar da saúde ocular

A saúde ocular pode ser obtida com cuidados preventivos simples.

Os olhos, assim como os demais órgãos de nosso corpo, merecem atenção e a visita anual ao oftalmologista para medir a acuidade visual e detectar de forma precoce qualquer alteração que necessite tratamento médico é a melhor forma de prevenir doenças e suas complicações, que podem até mesmo levar à cegueira.

O alerta ganha força quando se considera que cerca de 80% dos casos de cegueira podem ser evitados por meio de ações efetivas de prevenção ou tratamento. Você sabia que doenças como hipertensão arterial e diabetes podem afetar os olhos e requerem acompanhamento constante do oftalmologista?

Além da visita a esse profissional de saúde, maus hábitos, como coçar os olhos, também devem ser evitados, pois podem levar a alterações na córnea.

A manutenção da boa visão inclui, ainda, incorporar bons hábitos de saúde: alimentar-se de forma saudável e balanceada, dormir ao menos oito horas por dia, praticar exercícios… Enfim, o que é benéfico para o corpo também é positivo para os olhos.

Nesse sentido, não existe fumo saudável. Aliás, esse péssimo vício não ajuda em nada na manutenção de uma saúde ocular adequada.

Outro ponto sempre questionado por meus clientes é sobre o uso de computador, tablet, celular… O uso deve ser feito de forma adequada, sem excessos, como longos períodos com olhares fixos nas telas. Este mau hábito não permite ao usuário descansar os olhos, sobrecarregando-os.

Tal problema se evidencia quando percebemos que, mesmo nas horas de lazer, os olhos têm se voltado para o celular ou em casa, após o trabalho, durante o acesso às redes sociais.

Nunca se usou tanto a visão como agora. Como resultado, pequenos erros refracionais (pequenos graus) acabam por trazer grandes desconfortos. Para evitá-los, a cada 50 ou 60 minutos, o ideal é dar uma paradinha e descansar um pouco olhando para objetos distantes, por cerca de 5 minutos.

Observa-se ainda que, na frente das telas, há uma diminuição do piscar, trazendo sintomas como ardor, coceira… Mais uma dica: lembre-se de piscar!!

Ah, uma última recomendação: evite o consumo de bebidas alcoólicas. Apesar de serem metabolizadas pelo fígado, tais bebidas produzem resíduos tóxicos, o que favorece o envelhecimento precoce das células oculares. Além disso, o álcool causa desidratação, afetando também os órgãos da visão.

Como se percebe, a prevenção é a chave do sucesso na busca pela boa visão.

Se ainda assim tiver dúvidas e sugestões de textos, envie para o e-mail do site. As questões mais frequentes ganharão um espaço aqui nesta seção.

Abraço a todos!

Marcelo Creppe – Oftalmologista
CRM 82218-SP / RQE 41042 / CBO 104.343

Related Posts

Deixe uma resposta

×