Fogos de artifício podem queimar e perfurar olhos

O uso de fogos de artifício é um problema de saúde tanto para o humano como para os pets. Por isso existe demanda por parte da sociedade para o melhor controle de uso desses materiais. Recentemente a Câmara Municipal de Bauru promoveu Audiência Pública para discutir Projeto de Lei que proíbe o manuseio e a utilização, além da queima e da soltura de fogos de estampidos e de artifícios, bem como de artefatos pirotécnicos de efeito sonoro ruidoso no município de Bauru.

Do ponto de vista da saúde oftalmológica, a matéria, que ainda tramita no Legislativo, é importante e merece atenção. Isso porque o uso de fogos de artifícios e estampidos, que é associado a comemorações como encerramento de competições e festas, pode provocar acidentes nos olhos. Aliás, a região ocular é atingida de forma frequente, acarretando grandes tristeza para as famílias envolvidas.

Os fogos de artifício podem gerar problemas à saúde ocular, como queimaduras, traumas contusos e até mesmo perfurantes. Ademais, vale a pena lembrar que um olho mutilado acarreta um prejuízo pessoal, social e econômico imensurável.

Caso ocorra algum acidente envolvendo artefatos explosivos ou fragmentos, não faça uso de colírios ou remédios caseiros sem recomendação médica. Procure ajuda médica imediatamente.

E se você quiser saber sobre acidentes oculares, existe um tópico em minha página, basta clicar neste link (link para matéria de traumas oculares)

Seja sempre prudente, e previna ao máximo os acidentes. Não deixe crianças ou adolescentes fazerem uso de fogos de artifício e bombinhas e proteja sempre os olhos em locais onde há uso desses recursos.

Espero ter ajudado!!

Abraços,

Marcelo Creppe

Médico oftalmologista

CRM 82218-SP / RQE 41042 / CBO 104.343 

Related Posts

Deixe uma resposta

×