Um maior número de crianças está se tornando míope em relação ao passado. Podemos classificar como uma epidemia de miopia, que, em números absolutos, é maior que a epidemia da obesidade.
A miopia, dificuldade visual para longe, não é apenas o inconveniente de usar óculos, ela está associada a um risco aumentado de complicações como descolamento de retina, glaucoma e degeneração macular miópica.
Sabemos que familiares com miopia aumentam o risco de uma criança ter esse problema, são os fatores genéticos, com mais de 160 genes interagindo para esse risco.
Também existem fatores ambientais relacionados com esse problema visual. As crianças de hoje nasceram em um mundo digital, com menos acesso ao ar livre e a cada dia com menos atividades recreativas em contato com outras crianças. Nos últimos dois anos, isso piorou com as aulas online e, mesmo durantes as férias escolares, elas mantiveram a rotina em frente às telas para jogar, assistir filmes e desenhos.
Os sintomas da miopia são:
Queixas de não enxergar para longe.
Cansaço visual.
Olhos vermelhos.
Piscar excessivo.
Dor de cabeça.
Falta de atenção no aprendizado.
Baixo desempenho escolar.
Franzir ou enrugar a testa para enxergar.
Sentar-se próximo à TV.
Dificuldade em jogos que necessitam da visão para longe, como futebol e basquete.
Também existem crianças e adolescentes que não reclamam e os pais não percebem nenhum sintoma. Por esse motivo é importante realizar uma consulta com seu médico oftalmologista de forma preventiva pelo menos uma vez por ano.
Essa recomendação se deve ao fato de que a miopia infantil tem sido observada com frequência nos consultórios oftalmológicos. Por isso, deve ser identificada e corrigida precocemente para evitar problemas no futuro.
Embora a miopia não tenha cura, existem tratamentos eficazes para controlar e melhorar a qualidade de vida de quem tem a doença.
Atualmente há medicações promissoras no combate à progressão da miopia em crianças. Converse com seu médico oftalmologista.
Espero ter ajudado!!
Abraços,
Marcelo Creppe
Médico Oftalmologista
CRM 82218-SP / RQE 41042 / CBO 104.343