O Dia Mundial de Combate ao Câncer é uma iniciativa global organizada pela União Internacional para o Controle do Câncer (UICC) com o apoio da Organização Mundial da Saúde (OMS), comemorada anualmente em 4 de fevereiro visando aumentar a conscientização sobre o câncer e incentivar sua detecção precoce e possibilitar que as pessoas tenham tratamento adequado e precoce.
Essa recomendação também é válida no caso da saúde ocular, uma vez que qualquer estrutura ocular ou na região anexa aos olhos pode ser acometida por tumores. A seguir, explico alguns dos principais tipos.
Doença rara, o câncer ocular tem cura, principalmente se houver um diagnóstico precoce. Os tumores oculares podem ser primários quando originados a partir dos próprios tecidos ou secundários (metastáticos) quando se originam em outras partes do corpo, como mama, rim, pulmão, e se disseminam pelo organismo até atingir as estruturas do olho.
As pálpebras são comumente afetadas por tumores benignos e malignos. Podem se apresentar de diversas formas, como nódulos, feridas que não cicatrizam ou “manchas” que mudam de aspecto.
Os tumores palpebrais podem ser diagnosticados precocemente através de um exame com seu médico oftalmologista, melhorando muito as chances de cura e diminuindo as sequelas. As causas incluem o fator genético e a radiação solar.
Já o retinoblastoma é o tumor ocular maligno mais frequente na criança. Ocorre em aproximadamente 1 para 15.000 nascidos vivos. Pode ser uni ou bilateral, sendo o principal sinal a leucocoria ou pupila branca. As chances de cura de uma criança com retinoblastoma são melhores quando o diagnóstico é precoce, e com esse intuito é realizado o teste do olhinho quando a criança nasce.
Outro tipo de câncer na região dos olhos é o melanoma, um tumor maligno que pode acometer a pele palpebral a conjuntiva ocular ou uma camada abaixo da retina, chamada coroide. Este tumor é raro, e afeta pessoas de meia-idade ou idosos. O tratamento depende basicamente do seu tamanho do melanoma.
Na conjuntiva, o carcinoma espinocelular conjuntival é o tumor maligno mais frequente. Apresenta um aspecto esbranquiçado com vasos dilatados ao redor. Apesar da ocorrência de metástases desse tumor ser raro, ele tem grande capacidade de invasão local e pode levar à perda do globo ocular.
O câncer ocular pode ser prevenido com sua consulta de rotina com um médico oftalmologista, faça avaliações periódicas.
Espero ter ajudado!!
Abraços,
Marcelo Creppe
Médico Oftalmologista
CRM 82218-SP / RQE 41042 / CBO 104.343