Você sabia que os olhos são uma porta de entrada do coronavírus em nosso organismo? E que a conjuntivite ou dor nos olhos também pode ser um dos sintomas iniciais desta infecção? E ainda que em alguns casos pode haver a perda da visão secundária ao Covid-19?
A cada dia compreendemos e apendemos mais sobre essa doença. As informações disponíveis atualmente apontam para sequelas no corpo humano desencadeada pela Covid-19 que vão além das já conhecidas. As alterações visuais após o término da fase aguda dessa enfermidade também estão tornando-se frequentes queixas no consultório.
Na rotina do consultório, é observado que alguns pacientes se queixam de sintomas típicos de uma conjuntivite: vermelhidão, coceira, sensação de areia e ardência nos olhos, lacrimejamento e sensibilidade à luz, associados ou não a sintomas sistêmicos que evoluem para a positivação do teste para Covid.
Também existem casos mais graves, inclusive com a perda da visão após quadros de oclusões venosas ou arteriais na retina, que podem ser decorrentes dos quadros de alteração de coagulação provocadas pelo Covid. Já há publicações, inclusive, que apontam para alterações na retina secundárias a infecção pelo vírus.
E quando se fala em prevenção, já existem estudos comprovando que o uso dos óculos também é uma forma de proteção ao contágio, associados ao uso de máscaras e à higienização constante das mãos. Desse modo, enquanto estamos na vigência da pandemia, dê preferência ao uso de óculos.
Outro problema de visão frequente nesta pandemia é a necessidade do uso excessivo de telas, estudando, trabalhando, reunindo-se ou divertindo-se em frente a um celular ou monitor. Esse excesso de uso de telas diminui a frequência de piscar, deixando os olhos secos e irritados. O cansaço físico e visual também é inevitável e frequente, por isso descanse quando for possível!
Proteja-se, lave as mãos com frequência e utilize álcool em gel, evite aglomerações e utilize máscaras, se possível, tome a vacina. Com esses cuidados, você, sua família e todos ao seu redor estarão mais seguros.
Espero ter ajudado!!
Abraços,
Marcelo Creppe
Médico oftalmologista
CRM 82218-SP / RQE 41042 / CBO 104.343