Consulta oftalmológica: quando e por que fazer

Existem muitas doenças que acometem os olhos e a visão. Algumas com muitos sintomas e outras silenciosas. É por essa razão que a consulta com o médico oftalmologista não deve se limitar apenas à necessidade de usar óculos, visto que a avaliação oftalmológica vai muito além disso. Desde o nascimento até a terceira idade é fundamental realizar consultas periódicas com o médico oftalmologista.

O exame oftalmológico, também conhecido como exame de vista, deve ser realizado por um médico oftalmologista e tem o objetivo de avaliar as estruturas oculares para identificação precoce e diagnóstico preciso das condições e possíveis doenças da visão. Além da consulta, existem vários exames auxiliares que podem ser solicitados por seu médico oftalmologista.

Ao nascer, o bebê faz sua primeira avaliação, o teste do olhinho, que visa detectar qualquer distúrbio que possa prejudicar a visão da criança, como glaucoma, tumores intraoculares, catarata congênita, entre outros problemas. Nas crianças sem sintomas ou queixas, indica-se a consulta anual.

Na idade escolar, o cuidado dever ser mais intenso com a visão de nossos jovens. O uso excessivo de telas, dificuldade escolar, dores de cabeça, olhos vermelhos ou coçando devem ser avaliados pelo médico oftalmologista assim que surgirem.

E independentemente da idade, para o correto acompanhamento da saúde visual, os exames oftalmológicos devem ser realizados pelo menos uma vez ao ano em caso de pessoas saudáveis.

Entretanto, em casos específicos, como quando a pessoa usa óculos ou tem problemas na visão, esse período costuma ser menor e o tempo é indicado pelo médico. Como a       pós os 40 anos de idade, por exemplo, quando a visão começa a dar os primeiros sinais de fadiga, um fenômeno natural denominado como presbiopia.

Diabéticos, hipertensos, portadores de doenças autoimunes, pessoas que utilizam medicamentos como cloroquina, amiodarona, corticoides, ou aquelas que têm sintomas de moscas volantes, flashes luminosos, olhos vermelhos, visão dupla, dores nos olhos ou cansaço excessivo devem antecipar sua ida ao médico oftalmologista.

Lembre-se: confie a saúde de seus olhos a um médico oftalmologista, que tem preparo e conhecimento.

Espero ter ajudado!

Abraços,

Marcelo Creppe

Médico oftalmologista

CRM 82218-SP I RQE 41042 I CBO 104.343

Related Posts

Deixe uma resposta

×