Atualmente o único tratamento para a catarata é a cirurgia. Para realizá-la, normalmente utilizamos a anestesia por colírios (tópica) associada a uma leve sedação.
O paciente é operado e tem alta no mesmo dia, saindo do centro cirúrgico, na maioria dos casos, com um protetor transparente no olho operado. A finalidade dessa proteção é a de não permitir que o paciente coce ou esfregue os olhos.
A recuperação vai depender de cada paciente. Cada pessoa tem um tipo de catarata e um tipo de olho, mas, em geral, o restabelecimento é rápido e após uma semana a maioria dos pacientes já consegue voltar, aos poucos, às suas atividades diárias. E, ao final de 30-45 dias, estão com os olhos bem recuperados da cirurgia.
Os cuidados após a cirurgia de catarata incluem:
– Pingar os colírios prescritos pelo cirurgião.
– Não submergir a cabeça na água (piscinas/rio).
– Fazer repouso relativo, evitando esforços desnecessários.
– Não coçar os olhos.
– Não dormir do lado operado por 7 a 10 dias.
É muito importante o retorno após a cirurgia, para avaliar se está ocorrendo uma boa recuperação.
É fundamental ter o contato telefônico de seu médico para que em caso de dúvidas, dor, diminuição da visão ou secreção nos olhos você possa se comunicar o mais rápido possível com o profissional que realizou a cirurgia.
Embora seja uma cirurgia rápida e segura, ela exige grande treinamento do cirurgião e domínio das tecnologias atuais para um bom resultado. Isso deve ser aliado aos cuidados que são prescritos de forma personalizada para cada tipo de paciente e catarata operada.
Espero ter ajudado!!
Abraço,
Marcelo Creppe
Médico oftalmologista
CRM 82218-SP / RQE 41042 / CBO 104.343