Caspas nos cílios podem aparecer com blefarite

A infecção ou inflamação da borda palpebral, na região onde os cílios emergem, pode levar à formação de pequenas caspas. O problema, chamado de blefarite, é de difícil visualização nos casos leves e, em casos mais intensos, pode ser observado pelo avermelhamento da borda palpebral, dor no local e cílios visivelmente cheios de crostas.
A blefarite não é contagiosa. Sua origem pode ser:
Infecciosa (geralmente bacteriana) ou
Inflamatória (causada pela produção excessiva de secreção oleosa gerada por glândulas encontradas na pálpebra), o que cria condição favorável ao crescimento bacteriano.
É uma condição comum e crônica. Existem momentos em que ela diminui e outros em que ela piora. Pode estar associada aos seguintes casos:
Dermatite seborreica (caspa do couro cabeludo e sobrancelhas).
Acne rosácea (condição da pele que provoca vermelhidão da face).
Reações alérgicas a cosméticos.
Os sintomas mais comuns são: irritação, queimação, coceira, lacrimejamento, vermelhidão das margens pálpebras, fotofobia e presença de crostas nas pálpebras e cílios, além de queda dos cílios.
O diagnóstico é feito durante o exame de rotina com o oftalmologista.
Já o tratamento é feito com a higiene das pálpebras e em alguns casos com antibióticos locais ou orais, além da suplementação de ômega 3. Compressas quentes também estão indicadas.
Espero ter ajudado!

Abraços,

Marcelo Creppe
Médico Oftalmologista
CRM 82218-SP / RQE 41042 / CBO 104.343

Related Posts

Deixe uma resposta

×