Conheça os prós e contras de usar lentes de contato

Lentes de contato são uma alternativa interessante ao uso de óculos de grau, com vantagens e desvantagens em sua utilização.

Em tempos de pandemia, o embaçamento dos óculos associado ao uso de máscaras até parece uma vantagem, porém o uso dos óculos são uma forma a mais de proteção.

Durante atividades físicas, as lentes de contato não pesam ou escorregam, são confortáveis e permitem movimentos mais intensos, porém em esportes como o ciclismo o uso de óculos é sempre mais indicado como proteção e na natação é grande o risco de contaminação das lentes pela água (mesmo bem tratada) das piscinas.

As lentes de contato necessitam de cuidados diários e manutenção correta, mas dão uma aparência natural e aumentam a autoestima do usuário. Dependendo do tipo de grau que a pessoa utiliza, são mais baratas em relação aos óculos, mas devemos lembrar que é fundamental sempre associar o uso das lentes ao dos óculos.

As lentes de contato podem corrigir a miopia, o astigmatismo, a hipermetropia e a presbiopia (dificuldade para perto após os 40 anos de idade), e podem ser adaptadas em crianças, adolescentes e adultos. A adaptação das lentes de contato são um ato médico, devendo ser realizado por médico oftalmologista, e deve-se frisar que a prescrição para óculos não é prescrição para lentes de contato.

Para utilizar lentes de contato, faça uma consulta com um médico oftalmologista para que ele possa avaliar a sua condição ocular e indicar qual o melhor tipo de lente para o seu caso ou se os inconvenientes superam os benefícios no uso delas.

Adaptada a lente de contato, o usuário deve-se lembrar que quanto mais acostumado com o uso das lentes maiores os riscos, pois amplia-se a confiança no uso das lentes e reduzem-se os cuidados com elas. Por essa razão, recomendo sempre atenção e zelo com as lentes de contato.

Algumas dúvidas muito frequentes no consultório:

1. Posso dormir com as lentes?

Não é seguro. Há grande risco, pois dormir com lentes aumenta em quase 20 vezes a probabilidade de infecção. Ao tirar as lentes antes de ir para cama, você evita irritações, alergias e infecções que podem levar até à perda da visão. 

2. Posso limpar e conservar as lentes com soro fisiológico?

Não!! Em uma comparação: você lavaria um prato de comida apenas com água?

3. Posso limpar as lentes com saliva ou água da torneira?

Não pode!! Nunca faça isso!!

4.  Posso coçar os olhos ou colocar/retirar as lentes sem lavar as mãos?

Não pode! Lave sempre as mãos antes de retirar e colocar suas lentes de contato. Cuidado ao enxugar as mãos para não deixar fragmentos da toalha nelas.

5.  Posso entrar na piscina ou no mar com lentes de contato?

Não deve. Pode haver contaminação das lentes.

6. Posso usar colírios quando estiver usando lentes?

Você pode e deve utilizar lubrificantes com as lentes. Outros tipos de colírios somente com prescrição oftalmológica.

7. Posso usar lente de contato só de vez em quanto?

Nestes casos, as lentes de troca diária são mais indicadas.

8. Posso usar a lente quando os olhos estão vermelhos ou irritados?

Não pode, jamais!!! O problema pode se agravar.

9. Posso trocar as lentes fora do prazo programado?

Nunca, é muito perigoso. Cumpra sempre o período previsto para substituição das lentes de contato.

Como uma última orientação: lembre-se que olhos vermelhos, secreção, dor ou diminuição da visão são sinais de alerta! Retire imediatamente as suas lentes e procure um oftalmologista.

Espero ter ajudado.

Abraços,

Marcelo Creppe

Médico Oftalmologista

CRM 82218-SP / RQE 41042 / CBO 104.343

Related Posts

Deixe uma resposta

×