As lesões oculares integram a rotina do consultório oftalmológico. As causas mais frequentes incluem acidentes domésticos, acidentes automobilísticos, brigas, durante a prática de esportes e acidentes de trabalho.
Dependendo da causa e da energia envolvida, é sempre importante procurar um médico oftalmologista para o diagnóstico e tratamento adequado, pois o trauma pode causar lesão ocular e danificar as estruturas frontais ou posteriores dos olhos como também ao redor dos olhos, como mostram as imagens a seguir.
Reforço, como já o fiz em outras oportunidades, que, embora não seja possível evitá-los totalmente, atitudes de atenção e cuidados simples podem diminuir sua frequência, intensidade e gravidade.
Nesse caso, prevenção é sempre a palavra de ordem. No trabalho ou na limpeza, em casa, com produtos químicos, por exemplo, usar óculos de proteção. No trânsito, motorista e passageiros devem utilizar o cinto de segurança, não deixar objetos entre o ocupante e o air bag e manter os vidros fechados para evitar a entrada de poeira, pedras, entre outros. No caso dos motociclistas, dirigir sempre com a viseira abaixada.
Em casa, as recomendações são evitar que crianças manuseiam objetos cortantes e pontiagudos e produtos químicos, não aproximar o rosto de bocas e garras de animais de estimação e atenção ao passar por plantas com folhas pontiagudas.
Espero ter ajudado.
Abraço,
Marcelo Creppe
Oftalmologista
CRM 82218-SP / RQE 41042 / CBO 104.343