Ter um pouco de vaidade não é pecado, mas quando se trata de lentes de contato é preciso ter cuidado para que algumas situações não levem seus olhos ao purgatório.
A lente de contato é um corpo estranho programado e projetado para causar o mínimo de desconforto e alterações nos olhos, mas deve ser utilizada com o máximo de precaução e acompanhamento médico.
Esta recomendação envolve, inclusive, usuários experientes, que acabam tendo graves complicações por se julgarem profundos conhecedores de lentes de contato. É que, quando se perde o medo, abrem-se as portas para a falta de cuidados.
O primeiro ponto é entender que existem muitos tipos de lentes. Cada lente é fabricada com um material diferente, exigindo cuidados específicos. Na hora da pressa, por descuido ou falta de informação, muitos pacientes acabam cometendo alguns erros graves.
Vamos classificar esses erros como pecados?
Usar lentes de outras pessoas é pecado, pecado mortal! Compartilhar lentes com outras pessoas, por mais absurdo que possa parecer, acontece com frequência, principalmente com lentes coloridas.
Dar uma limpadinha com saliva nas lentes também é pecado! Nunca, jamais e em hipótese alguma faça isso!
Trocar as lentes após o tempo indicado também é pecado grave. Não queira economizar com a saúde dos seus olhos. Troque as lentes dentro do prazo, mesmo que ainda não estejam incomodando. Uma comparação: você troca o óleo do carro somente quando o motor começa a falhar?
Não higienizar as lentes de forma correta também é pecado. Use sempre solução própria para o seu tipo de lentes de contato. Reflita: você teria coragem de almoçar em um prato ou beber em um copo que somente são lavados com água, sem utilizar esponja e detergente?
Para aqueles que procuram praticidade, o mercado já dispõe de lente de contato de validade de apenas um dia, totalmente descartável. Você usa e joga fora, ou seja, não é preciso nenhum tipo de manutenção, uma beleza! Mas, por incrível que pareça, existem usuários que acreditam poder colocá-las ou retirá-las sem lavar as mãos.
Voltando à nossa analogia com os pecados do uso de lentes de contato, quem não lava as mãos antes de colocar ou retirar as lentes vai direto pro inferno (risos)! E coçar os olhos, com ou sem lente, também é pecado.
Guardar as lentes no soro fisiológico? Pecado mortal!!!
Usar as lentes conforme o indicado pelo médico não é pecado. É como abrir aquele ovo de Páscoa maravilhoso. Mas, assim como o chocolate, evite os excessos.
Espero que esta conversa em tom descontraído tenha sido útil como alerta sobre a importância do cuidado no uso das lentes de contato para a manutenção da saúde ocular.
Abraço a todos e até a próxima!
Marcelo Creppe – Oftalmologista
CRM 82218-SP / RQE 41042 / CBO 104.343